Identificação de problemas operacionais em colunas, trocadores de calor em tanques de flotação.
A medida das funções Distribuição do Tempo de Residência (RTD) é uma das metodologias analíticas mais efetivas para estudos do escoamento de fluidos em sistemas industriais. Padrões de escoamento complexos podem ser facilmente monitorados e a unidade avaliada.
Uso de radiotraçadores para avaliar sistemas com fase líquida aquosa ou orgânica e fase gasosa.
A grande vantagem da técnica é que a medida da vazão é independente do perfil de velocidades do escoamento do fluido (turbulento ou laminar) e também pode ser aplicada mesmo em condições com acesso difícil como turbinas e trocadores de calor.
Medida de tempo de residência em biodigestores e otimização de tanques de separação de fase água/óleo.
A técnica permite obter informações sobre sistemas de tratamento de água e esgoto em tempo real e modelar o comportamento hidrodinâmico das várias unidades de uma estação de tratamento.
Otimização do tempo de mistura e localização de zonas de retenção em fornos rotatórios, silos e armazenagem e secadores tipo "spray drier"
Na avaliação de misturadores industriais, a qualidade do processo da mistura tem efeito considerável sobre o custo final do produto e o emprego de radiotraçadores proporcionam um método para estudar a eficiência do misturador e a qualidade final do produto misturado.