Nossa PROPOSTA é disponibilizar serviços tecnológicos, empregando o uso de radiotraçadores, para otimizar processos, avaliar plantas industriais e equipamentos nos diversos segmentos, como:
A técnica de radiotraçadores consiste basicamente na introdução, no sistema em estudo, de pequena quantidade de um material radioativo de meia vida curta (variando da ordem de horas até no máximo dois dias) através de uma injeção instantânea e na forma química mais adequada ao meio em que será inserido.
Este material, chamado agora de radiotraçador, emitirá sinais que serão registrados por detectores posicionados externamente ao sistema e analisados por softwares especialmente desenvolvidos para esse fim.
A grande vantagem desta técnica, é a possibilidade de serem efetuadas intervenções em tempo real, sem influenciar a operação normal da instalação / equipamento em questão.
Nos últimos anos, EFICIÊNCIA tornou-se palavra de ordem. No âmbito empresarial, o fenômeno da globalização produziu uma nova perspectiva nas empresas onde conceitos como competitividade, produtividade e custos de produção direcionam esforços e interesses da empresa visando a conquista de novos mercados.
Com esse objetivo, as empresas estabelecem uma política de manutenção, fixando procedimentos e estabelecendo o planejamento de atividades de manutenção preventiva cujo foco principal é promover o aproveitamento máximo dos equipamentos e direcionar esforços para se evitar problemas futuros.
Em uma planta industrial, quando se fala em eficiência produtiva, leva-se em conta toda a cadeia produtiva da empresa, ou seja, é um processo que envolve estudos de engenharia de máquinas, com um grande foco no controle dos processos produtivos visando atingir a máxima produtividade e minimizar os custos operacionais. A otimização de uma linha de produção pode até descartar a necessidade de novos investimentos em obras e equipamentos.
Atualmente, a disponibilidade no mercado nacional de uma grande diversidade de radiotraçadores, proporcionou um avanço no emprego de técnicas que utilizam esse material para o monitoramento e avaliação de plantas e equipamentos industriais em diversas áreas do setor produtivo.
Devido as suas propriedades únicas, como a penetrabilidade na matéria e a alta sensibilidade de detecção, os radiotraçadores são amplamente utilizados para se obter informação sobre as plantas e os processos industriais, que não podem ser obtidas através de quaisquer outras ferramentas de análise. Em todos os casos, a avaliação é realizada com a planta em operação e sem interromper o processo.
Equipamentos portáteis e de fácil instalação nas unidades industriais.
Vantagens da metodologia dos radiotraçadores com relação as técnicas tradicionais são:
Intervenções não invasivas, em tempo real e sem influenciar na operação normal da instalação ou do equipamento;
Resultados podem ser acompanhados em tempo real pela equipe técnica da empresa;
Uso de equipamentos portáteis e de fácil instalação;
As vantagens descritas levam a uma relação custo-benefício altamente favorável aos nossos clientes, já que o sucesso da técnica possibilita um aumento na produtividade e uma melhora na qualidade final do produto produzido, minimizando custos operacionais e reduzindo a frequência de paradas para manutenção.